Proposta Comercial de sucesso para fechar mais negócios

Existem elementos que devem ser considerados na sua proposta comercial, cada um destes elementos influencia positivamente seu cliente potencial e contribui no fechamento de mais negócios.

Antes de elaborar uma proposta comercial, faça um:

Diagnóstico – Identifique a real necessidade do seu cliente: o que ele precisa para resolver o problema?
Crie um pequeno questionário para identificar a real necessidade do cliente, devemos entender para poder atender.

Elementos da proposta comercial:
Declaração do problema – Na proposta, liste os problemas de forma clara e direta, em uma linguagem compreensível, que transmita confiança e credibilidade. Neste momento, o cliente estará se lembrando do problema, inconscientemente, ele sabe que não pode deixar para depois.

Soluções recomendadas – As soluções devem resolver as necessidades do cliente. Como seu produto ou serviço vai resolver o problema do cliente?

Benefícios – Quais os benefícios específicos que o cliente vai receber a partir das soluções recomendadas?
Durabilidade, garantias, acabamento de primeira, pontualidade na entrega etc.

Imagens falam mais que palavras – Para ser mais específico, logotipos falam mais que palavras – ter os logotipos de seus clientes mais conhecidos em algum lugar d edestaque, é uma maneira rápida e fácil de mostrar que a sua empresa é credível.

Cronograma do Projeto – Caso se adeque a seu negócio, apresente um cronograma, isso demonstra credibilidade e organização.

Preço do projeto – Informações sobre preços devem ser de fácil compreensão. Certifique-se de que cada valor esteja diretamente relacionado às soluções propostas.

Call to action – Permite que o cliente saiba exatamente o que deve fazer para iniciar o projeto. Lembre-se de todos os diferenciais e benefícios que sua empresa oferece.

Para potencializar os resultados, não se esqueça do posicionamento – Como quer ser visto pelo mercado?

Transmita credibilidade, confiança, profissionalismo, apresentando propostas comerciais em papel timbrado, entregues em uma pasta ou envelope e, se possível, juntamente com um fôlder que apresente os pontos fortes da sua empresa. De fato, isso fará toda a diferença na lucratividade da sua empresa.

Bons negócios!

Deixe uma resposta